Reino Unido anuncia nova moeda de uma libra para combater as falsificações
LONDRES, 19 Mar 2014 (AFP) - O governo britânico anunciou nesta quarta-feira que substituirá a moeda de uma libra utilizada há três décadas por um modelo de 12 lados, muito mais difícil de falsificar.
O Tesouro anunciou que a nova moeda, feita com dois metais de cores diferentes, será "a moeda em circulação mais segura do mundo".
A previsão de lançamento é 2017. Como todas as moedas britânicas, em um lado terá a imagem da rainha Elizabeth 2ª. A imagem do outro lado será decidida em um concurso público.
De acordo com cálculos do governo, 45 milhões de moedas de 1 libra, o que equivale a 3% das que estão em circulação, são falsas. Em alguns pontos do país, o índice chega a 6%, segundo a Royal Mint, a Casa da Moeda do Reino Unido.
A nova moeda lembra a de três pence que circulou de 1937 a 1971, e que foi muito popular porque seus 12 lados permitiam a fácil identificação no escuro, durante os bombardeios da 2ª Guerra (1939-45).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.