IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma Rousseff nomeia economista ortodoxo Joaquim Levy para a Fazenda

27/11/2014 16h39Atualizada em 10/12/2014 12h17

BRAS¯LIA, 27 Nov 2014 (AFP) - A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta quinta-feira Joaquim Levy, economista ortodoxo de 53 anos e bem próximo ao mercado, como ministro de Fazenda para seu segundo governo. Levy é formado em Engenharia Naval e tem mestrado e doutorado em Economia.

Nelson Barbosa ocupará o Ministério do Planejamento e Alexandre Tombini se mantém como presidente do Banco Central.

Os atuais ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Miriam Belchior, do Planejamento, permanecerão em seus cargos "até que se conclua a transição e a formação de novas equipes de seus sucessores".

Os novos ministros começarão a trabalhar a partir desta semana no Palácio de Planalto com Dilma.

"Levy é um excelente nome. Considerado austero, rigoroso. A nomeação pode nos dar um sinal de que virão ajustes fiscais", disse à AFP o economista da TAG Investimentos, André Leite.

A presidente enfrenta um segundo mandato complicado depois de quatro anos de fraco crescimento e uma inflação alta, de 6,59% em 12 meses, acima da meta oficial.

O PIB da sétima economia mundial, que em 2010 chegou a crescer 7,5%, terá um aumento um pouco acima de zero neste ano, com um recuo significativo da indústria. O desemprego, contudo, se mantém baixo (4,7% em outubro).