Bolsas

Câmbio

HSBC anuncia queda no lucro em 2015 e perda no 4º trimestre

Hong Kong, 22 Fev 2016 (AFP) - O HSBC registrou em 2015 uma queda de 1,2% do lucro líquido e um prejuízo inesperado no quarto trimestre, anunciou o banco nesta segunda-feira.

O lucro líquido do grupo foi de 13,52 bilhões de dólares no ano passado, segundo um comunicado enviado à Bolsa de Hong Kong.

No quarto trimestre do ano passado, o HSBC registrou uma perda antes de impostos de 858 milhões de dólares. O resultado foi uma grande surpresa, pois vários analistas acreditavam em um resultado trimestral positivo.

Apesar da queda nos últimos meses do ano, o lucro global antes de impostos para 2015 foi de 18,9 bilhões de dólares, abaixo da previsão dos analistas (21,8 bilhões).

O volume de negócios do grupo caiu 2,36%, a US$ 59,8 bilhões.

Em um comunicado, o presidente do banco, Douglas Flint, chamou o desempenho do grupo de "globalmente satisfatório".

"Não esperávamos uma perda trimestral", admitiu o analista financeiro Jackson Wong, da Simsen Securities.

"Acredito que as perdas têm relação com o petróleo e as matérias-primas", disse.

O ano de 2015 foi complicado pela queda nas cotações de várias matérias-primas, em particular o petróleo. O fenômeno se deve parcialmente à desaceleração da demanda na China, cuja economia registra o menor nível de crescimento em 25 anos.

Os movimentos de pânico nas Bolsas mundiais, especialmente na China, também afetaram os números.

Abalado por uma série de escândalos e resultados financeiros decepcionantes, o HSBC anunciou em junho do ano passado um ambicioso plano de reestruturação, que incluía a eliminação de 50.000 postos de trabalho e a venda de suas atividades no Brasil e Turquia.

Mas o grupo anunciou que pretende conservar as atividades na Turquia. Ao mesmo tempo, Flint indicou que a venda das atividades no Brasil está quase concluída.

dca-lm/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos