Topo

Petróleo sobe em mercado esperançoso no equilíbrio da oferta

22/02/2016 18h05

Nova York, 22 Fev 2016 (AFP) - O petróleo subiu nesta segunda-feira em Nova York em um mercado esperançoso na redução da oferta americana e no congelamento de outros grandes produtores.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em março subiu 1,84 dólares, a 31,48 no mercado de Nova York.

Em Londres, o barril de Brent para abril subiu 1,68 dólares, a 34,69 dólares.

"Há cada vez mais negociações sobre o que a Opep vai fazer e isso contribui para a alta dos preços", disse Kyle Cooper, da IAF Advisors.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, iniciou nesta segunda-feira uma visita de uma semana ao Golfo Pérsico para discutir formas de estabilizar os preços do petróleo; principal fonte de receita de seu país, que é o maior produtor africano dessa matéria-prima.

Na semana passada, Arábia Saudita e Rússia, os maiores produtores mundiais, disseram estar dispostos a congelar sua oferta. Kuwait, Emiratos Árabes Unidos e Iraque apoiam essa iniciativa.

Outro dado que dinamizou o mercado foi um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) que nesta segunda-feira apontou que a produção de petróleo de xisto, no auge nos Estados Unidos, deverá cair 600.000 barris diários este ano e 200.000 em 2017.

Mais Economia