Bolsas

Câmbio

Fed discute taxa de juros americana

Washington, 26 Abr 2016 (AFP) - O Federal Reserve (Fed, BC americano) começou nesta terça-feira uma reunião de dois dias e se espera que mantenha sua política de juros baixos para proteger os Estados Unidos do complicado panorama econômico mundial.

Trata-se da terceira reunião do ano do Comitê de Política Monetária da Fed (FOMC), depois que em dezembro e pela primeira vez em quase uma década, aumentou os juros, que estavam em quase zero.

As resoluções serão anunciadas na quarta-feira às 19H00 GMT (16h00 de Brasília) em comunicado. Não haverá uma coletiva de imprensa da presidente do Fed Janet Yellen para explicá-las nem serão divulgadas novas previsões econômicas.

As taxas de juros atuais oscilam entre 0,25% e 0,50%.

Em março, o Fed apontou os riscos da economia mundial e manteve os juros inalterados. Esse argumento pode ser sustentado nesta nova reunião do FOMC devido aos sinais de desaceleração do crescimento dos Estados Unidos no primeiro trimestre do ano.

Os economistas esperam que a expansão da maior economia do mundo seja entre 0,3% e 0,9% entre janeiro e março, contra 1,4% no mesmo período do ano passado. O índice oficial será conhecido na quinta-feira, dia seguinte à reunião do Fed.

Os analistas esperam que em seu comunicado de quarta-feira, o FOMC dê sinais de que o aumento dos juros será considerado na reunião de junho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos