Bolsas

Câmbio

Unidade financeira do Alibaba capta US$ 4,5 bilhões

Xangai, 26 Abr 2016 (AFP) - A Ant Financial, filial de serviços financeiros do gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba, anunciou nesta terça-feira que captou 4,5 bilhões de dólares na maior arrecadação de fundos privados para uma empresa de internet.

A operação eleve a quase 60 bilhões de dólares o valor da empresa, segundo o Wall Street Journal. De acordo com a imprensa, o grupo esperava arrecadar US$ 3,5 bilhões.

A Ant Financial, criada em 2014 para reagrupar em apenas uma empresa as atividades financeiras do grupo Alibaba, inclui o Alipay, um sistema de pagamento online que controla 80% deste setor na China.

Entre os novos investidores estão uma unidade do fundo soberano chinês e uma filial do China Construction Bank, um dos quatro maiores bancos do país, anunciou a empresa em um comunicado.

A Ant Financial, que pode entrar na Bolsa, informou que deseja usar os fundos para uma expansão global e para reforçar os serviços nas zonas rurais chinesas.

Além do Alipay, a empresa também possui uma plataforma de investimentos e um banco online para financiar pequenos comércios e empresários, uma das prioridades do fundador do Alibaba, Jack Ma.

Taobao, o site de comércio eletrônico do Alibaba, controla quase 90% do mercado chinês de vendas entre consumidores, enquanto o portal Tmall domina mais da metade das transações entre empresas e particulares.

Alibaba, que em setembro de 2014, protagonizou a maior operação de entrada na Bolsa da história no índice de Nova York, está se diversificando em setores como esporte e entretenimento.

O fundador e presidente do grupo, Jack Ma, é o segundo homem mais rico da China, com um patrimônio avaliado em 29 bilhões de dólares, segundo a Bloomberg.

bxs/fp

Alibaba

CHINA CONSTRUCTION BANK

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos