IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atenas deve chegar a acordo com credores 'nos próximos dias', diz vice da Comissão

09/05/2016 15h44

Bruxelas, 9 Mai 2016 (AFP) - A Grécia e seus credores, União Europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), devem chegar "nos próximos dias" a um acordo para a liberação de 86 bilhões de dólares - disse nesta segunda-feira, em Bruxelas, o vice-presidente da Comissão Europeia.

"Um acordo será fechado nos próximos dias, incluindo o mecanismo de contingência", disse Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, que participa da reunião do Eurogrupo em Bruxelas.

O "mecanismo de contingência" se trata de um pacote extra de reformas que deverão ser implementadas, caso a Grécia não cumpra as metas previstas para 2018.

Dombrovskis postou na rede social Twitter que a redução da dívida grega - uma das principais exigências do FMI, mas que conta com a oposição da Alemanha - deverá ser discutida na próxima reunião do Eurogrupo, em 24 de maio.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou em coletiva de imprensa que a aprovação de reformas pelo Parlamento grego no último domingo "abre caminho para a conclusão bem-sucedida da primeira revisão".

Mais cedo, Dijsselbloem também disse que se deve chegar a um acordo sobre a redução da dívida grega na reunião de 24 de maio.