IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Touros sagrados preveem temporada de chuvas na Tailândia

09/05/2016 09h31

Bangcoc, 9 Mai 2016 (AFP) - Mergulhada na seca e em um calor abrasador há semanas, a Tailândia recebeu com alegria a previsão dos touros sagrados de uma temporada de fortes chuvas e, consequentemente, de boas colheitas.

Presidida pelo príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn, a cerimônia real, durante a qual o anúncio foi feito, marca o início da temporada de cultivo do arroz.

Colocados diante de vários recipientes de comida, estes animais, cuidadosamente selecionados por seu temperamento e atributos físicos, escolheram o arroz, o gergelim, o feno, a água e o álcool. Uma mistura que significa "chuva suficiente, colheitas abundantes e melhores exportações", de acordo com o ministério da Agricultura.

No ano passado, os animais previram uma boa estação de chuvas e de colheitas. Contudo, o ano registrou poucas precipitações substanciais.

Como a maioria dos países da região do Grande Mekong, a Tailândia tem sofrido com uma seca severa.

Quase todas as reservas estão em um nível historicamente baixo, depois de um 2015 com pouca chuva.

Neste contexto, a junta no poder há quase dois anos proibiu os agricultores de plantar arroz na estação seca, o que levou a uma redução acentuada na produção, de cerca de 30%, para 25 milhões de toneladas.

tp-tib/dth/ros/es.