Bolsas

Câmbio

EUA voltam a denunciar a China à OMC por barreiras contra frango

Washington, 10 Mai 2016 (AFP) - Os Estados Unidos afirmaram na segunda-feira que voltaram a denunciar na Organização Mundial de Comércio (OMC) as barreiras impostas pela China às suas exportações de frango para o país.

"A ação anunciada hoje pede que a China preste contas das injustas tarifas impostas às exportações americanas de frango", disse o representante de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Michael Froman.

Essa ação foi apresentada em meio às críticas do candidato presidencial republicano Donald Trump a Pequim e a ameaças de, em caso de vitória, impor barreiras alfandegárias à entrada de produtos chineses nos Estados Unidos.

A disputa no comércio bilateral de aves começou em 2010, quando Pequim impôs taxas alfandegárias, alegando que os frangos americanos eram subsidiados e que eram vendidos abaixo do preço de custo no mercado chinês.

Washington recorreu em 2010 à OMC para denunciar a China por essa barreira comercial e ganhou a causa dois anos depois.

Apesar dessa vitória, segundo Froman, as barreiras persistem e o governo chinês continua aplicando "elevadas taxas" às exportações de frangos dos americanos para a China.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos