IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Uber reconhece sindicato de motoristas em Nova York

11/05/2016 05h56

San Francisco, 11 Mai 2016 (AFP) - A empresa americana Uber reconheceu na terça-feira que seus 35.000 motoristas em Nova York têm o direito de serem representados por um "sindicato" afiliado ao sindicato IAM (International Association of Machinists).

Este "Sindicato de Condutores Independentes" busca principalmente "melhorar a comunicação" do Uber com seus motoristas, informaram a empresa e a IAM.

O acordo, com duração de cinco anos, prevê principalmente reuniões frequentes com a direção do Uber, assim como a possibilidade para os motoristas de apelar contra a desativação de sua conta a um painel de outros motoristas, quando considerarem que foram demitidos de modo indevido do serviço.

Os dispositivos são muito similares aos prometidos pelo Uber no mês passado nos estados da Califórnia e de Massachusetts, além do pagamento de 100 milhões de dólares para acabar com duas ações legais coletivas que ameaçavam mudar o status de seus motoristas: alguns deles exigiam uma reclassificação como trabalhadores assalariados e não como independentes, o que poderia colocar em perigo as bases do modelo de negócios do aplicativo de transportes.