Bolsas

Câmbio

Petróleo volta a subir impulsionado pelo otimismo de investidores

Nova York, 12 Mai 2016 (AFP) - O petróleo subiu nessa quinta-feira pela segunda sessão consecutiva, após um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) que animou o mercado.

Em Nova York, o barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em junho, que na quarta-feira atingiu um valor sem precedentes desde novembro, subiu 47 centavos, a 46,70 dólares.

No mercado de Londres, o barril de Brent para julho subiu 48 centavos, a 48,08 dólares.

"Muitos elementos animam o mercado", disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, que mencionou que tanto a AIE como os Estados Unidos "revisaram em alta suas previsões de demanda".

A AIE não só deixou aberta a porta para um maior crescimento da demanda em 2016 como também previu uma forte uma redução na oferta na produção de países de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

"Isso permite esperar que o mercado se reequilibre até o final do ano", depois de dois anos de um excesso de oferta que derrubou os preços, comentou Lipow.

Estados Unidos já havia publicado no começo da semana dados favoráveis à demanda, e agora se espera que a Opep tenha uma perspectiva semelhante no relatório que será divulgado na próxima sexta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos