IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE: oferta do Mercosul é primeiro passo para retomar negociações

13/05/2016 07h49

Bruxelas, 13 Mai 2016 (AFP) - A comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmström, afirmou que a oferta de linhas alfandegárias feita pelo Mercosul esta semana é um "primeiro passo" que permite "retomar as negociações".

"É uma boa primeira oferta, que dá a possibilidade de retomar as negociações", disse Malmström ao chegar a uma reunião de ministros do Comércio da União Europeia (UE) em Bruxelas.

Na quarta-feira, UE e Mercosul trocaram ofertas alfandegárias e estabeleceram que a primeira reunião deve acontecer em Montevidéu nos próximos meses.

"É um primeiro passo, é uma oportunidade histórica para retomar as negociações", disse.

Depois da troca, uma fonte do Mercosul afirmou à AFP que "como era de esperar, ninguém saiu completamente satisfeito".

A UE não ofereceu cotas para carne ou etanol, que segundo o bloco devem ser definidas no futuro das negociações, após a pressão dos setores e dos países agrícolas da UE, liderados pela França.

"Acredito que levamos em consideração algumas das preocupações. Há interesses ofensivos muito importantes para o setor agrícola europeu na oferta do Mercosul", disse Malmström, antes de insistir que é um "primeiro passo".

As negociações para um Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os dois blocos serão retomados em 2010. As duas partes trocaram ofertas alfandegárias, mas desistiram de avançar para negociações por considerar que não eram suficientemente ambiciosas.