Bolsas

Câmbio

Wall Street fecha em baixa, apesar de bons dados de consumo nos EUA

Nova York, 13 Mai 2016 (AFP) - Wall Street terminou a sessão em queda nesta sexta-feira, apesar dos bons dados do consumo nos Estados Unidos, e cedeu diante da leve queda do petróleo: o Dow Jones perdeu 1,05% e o Nasdaq, 0,41%.

O índice industrial Dow Jones recuou 185,18 pontos, situando-se nas 17.535,32 unidades, e o Nasdaq, de valores tecnológicos, retrocedeu 19,66 pontos, nas 4.717,68 unidades. Já o índice S&P 500 perdeu 17,50 pontos (0,85%), nas 2.046,61 unidades.

"Instalou-se um certo desânimo" no mercado, disse Chris Low, do FTN Financial.

"Depois de ter alcançado o pico do ano em 20 de abril, foi difícil seguir em alta", completou.

No início da sessão, os índices tentaram ir para cima, animados com os números recentes.

"O mercado está muito calmo", depois dos sufocos da época de divulgação de resultados de empresas, comentou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.

De acordo com analistas da Charles Schwab, as ações reduziram suas perdas, diante dos dados das vendas no varejo e da confiança do consumidores, melhores do que o previsto.

Os analistas destacaram, porém, que os valores vinculados à distribuição e ao consumo caíram, depois de resultados ruins de grandes empresas. Além disso, os resultados dos títulos de energia sofreram com as realizações de lucro e derrubaram o mercado de petróleo.

Para Blicksilver, os investidores também moderaram seu entusiasmo, em parte devido ao fato de o aumento de vendas no varejo ter sido maior no e-commerce do que nas lojas. Outro ponto é que o mercado ainda se preocupa com que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) possa voltar a subir as taxas de juros, se entender que a economia americana não está crescendo o suficiente.

Pilar da economia americana e reveladoras do apetite de consumo, as vendas no varejo tiveram em abril sua maior alta em 13 meses e subiram 1,3%.

Em paralelo, os preços da produção avançaram 0,2%, menos do que o esperado.

O mercado de títulos operou em alta. O rendimento dos bônus do Tesouro para dez anos caiu a 1,7%, contra 1,751% de quinta-feira. O dos papéis para 30 anos era de 2,550%, contra os 2,597% anteriores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos