Bolsas

Câmbio

The Sun recebe advertência por afirmar que a rainha apoia o Brexit

Londres, 18 Mai 2016 (AFP) - O jornal britânico The Sun recebeu nesta quarta-feira uma advertência do organismo que regulamenta a imprensa britânica por uma primeira página em que afirmava que a rainha Elizabeth II apoiava a saída do Reino Unido da União Europeia (EU).

A "Independent Press Standards Organisation" (IPSO) considerou que o jornal mais lido do país desrespeitou a cláusula do código de boa conduta que estipula que "a imprensa deve assegurar que não publica informações ou fotos falsas, enganosas ou distorcidas, incluindo manchetes que não estão apoiadas pelo texto".

No dia 8 de março, o Sun escreveu na primeira página, com letras garrafais: "A rainha apoia o Brexit".

Para justificar a manchete, o tabloide se apoiou em duas fontes que citavam uma conversa da rainha com um grupo de políticos em que, de acordo com estas, a monarca teria afirmado: "Não entendo a Europa".

Em um gesto pouco frequente, o Palácio de Buckingham denunciou o caso ao órgão regulador, alegando a neutralidade da rainha na área política.

O IPSO deu razão a Elizabeth II porque entendeu que a manchete era exagerada e não refletia o teor da matéria publicada.

O Sun publicou nesta quarta-feira as conclusões do IPSO, mas se recusou a pedir desculpas.

"Não mudaremos uma vírgula", disse o diretor de redação do jornal, Tony Gallagher, à rádio BBC 4.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos