IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bayer confirma conversações com a Monsanto sobre possível fusão

19/05/2016 05h17

Berlim, 19 Mai 2016 (AFP) - O grupo químico-farmacêutico alemão Bayer confirmou nesta quinta-feira as primeiras conversações com o grupo de biotecnologia americano Monsanto sobre uma possível fusão, mas até o momento nenhum acordo foi alcançado.

"Os diretores da Bayer se reuniram recentemente com os executivos da Monsanto para falar de modo privado sobre uma aquisição negociada da Monsanto", afirma o grupo alemão em um comunicado.

A Monsanto confirmou ter recebido uma "oferta firme e não solicitada da Bayer", que está examinando.

"Não há nenhuma certeza de que uma transação vai acontecer", insistiu a Monsanto. A Bayer informou que vai divulgar mais informações no momento "apropriado".

A fusão criaria um gigante no setor de pesticidas e dos cultivos de organismos geneticamente modificados (OGM).

Também confirmaria a consolidação de uma tendência no setor, após a fusão em curso entre as americanas Dow Chemical e DuPont e a da suíça Syngenta com a chinesa ChemChina. A Syngenta havia rejeitado uma proposta da Monsanto.

As conversações entre Bayer e Monsanto foram reveladas na noite passada pelo Wall Street Journal, que citoi fontes próximas às negociações.

A ação da Monsanto subiu em Wall Street na semana passada depois que os boatos sobre uma fusão com a Bayer ou com o grupo alemão BASF, que não foram confirmados.