IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia do Brasil tem contração de 0,3% no primeiro trimestre

01/06/2016 09h58

Rio de Janeiro, 1 Jun 2016 (AFP) - A economia do Brasil, que enfrenta a pior recessão em décadas, registrou contração de 0,3% de janeiro a março na comparação com o trimestre anterior, o quinto trimestre consecutivo de resultado negativo, anunciou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda do PIB, no entanto, foi inferior ao que era esperado pelos economistas do Itaú Unibanco, maior banco privado do país, que projetavam uma contração de 0,8% no primeiro trimestre do ano.

Na comparação com o mesmo período de 2015, a queda da economia brasileira foi de 5,4%, também inferior ao resultado de -6,1% projetado pelo Itaú.

Os números confirmam a profunda crise que o Brasil atravessa há mais de um ano, em meio à queda dos preços das matérias-primas, uma intensa luta política que afastou do poder a presidente Dilma Rousseff e uma gigantesca investigação de corrupção que tem com alvo grande parte da elite política e empresarial do país.

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) revisou a previsão de recessão no Brasil e piorou as perspectivas, com a projeção de uma contração de 4,3% este ano e de 1,7% em 2017.

As previsões da OCDE são mais pessimistas que as do mercado brasileiro: o último boletim Focus, publicado na segunda-feira pelo Banco Central, que consulta quase 100 operadores, apresenta uma estimativa média de recessão de 3,81% do PIB para este ano e um crescimento de 0,55% em 2017.

De janeiro a março, um dos setores produtivos mais afetados foi a indústria, com uma retração de 1,2% na comparação com o trimestre anterior, assim como a agropecuária (-0,3%) e os serviços (-0,2%).

O consumo das famílias caiu 1,7% e os investimentos 2,7%, mas o consumo do governo aumentou 1,1% e as exportações cresceram 6,5%, enquanto as importações registraram queda de 5,6%.