IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Famoso Ritz reabre em momento difícil para hotéis de luxo em Paris

06/06/2016 16h05

Paris, 6 Jun 2016 (AFP) - Após quatro anos de reformas, o Ritz, um dos mais famosos e luxuosos hotéis de Paris, reabriu as portas nesta segunda-feira, em um contexto complicado para o setor hoteleiro em Paris, após os atentados de novembro de 2015.

Nesta segunda, dezenas de funcionários e mensageiros entravam e saíam do estabelecimento, situado na luxuosa praça Vendôme, carregando vasos, arranjos de flores e outros elementos de decoração.

O hotel, inaugurado em 1898, contará a partir de agora com 142 quartos e suítes contra os 159 anteriores. Entretanto, só abrirá parcialmente, com 86 quartos e suítes, por conta dos atrasos nas obras de restauração e de um incêndio que ocorreu em janeiro.

No momento somente os clientes do hotel poderão entrar no estabelecimento. Os três bares e os três restaurantes abrirão ao público a partir do "próximo fim de semana, ou no início da semana seguinte", segundo uma fonte do setor.

Propriedade do multimilionário egípcio Mohamed Al Fayed desde 1979, o hotel fechou em 1º de agosto de 2012 para o início de importantes trabalhos de restauração.

O famoso estabelecimento reabre em um contexto complicado para a hotelaria em geral, e sobretudo para os estabelecimentos de luxo. Este setor atravessa uma queda de frequência de 25% depois dos atentados de extremistas em 2015, segundo várias fontes do setor.

"Esta verdadeira instituição reabre em um clima pouco propício: os atentados afetaram os clientes de luxo e internacionais, que são os do Ritz. Será necessário algum tempo para retornar aos níveis de ocupação que alcançou há alguns anos", resumiu à AFP Vanguelis Panayotis, diretor de desenvolvimento da MKG.

Apesar destas circunstâncias, a agenda de reservas no site do hotel está lotada até o dia 19 de junho.

O Ritz é o primeiro de uma série de hotéis de luxo que reabrirão suas portas após vários anos de obras de renovação. É o caso do Crillon que voltará a abrir em 2017 e o Lutetia, que está previsto que o faça no segundo semestre de 2017.

No Ritz, as obras de modernização permitiram criar um restaurante de verão, ampliar o salão de festas, restaurar a piscina e integrar a tecnologia de ponta nos quartos.