IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha com o nível mais alto de 2016 em Nova York

06/06/2016 18h13

Nova York, 6 Jun 2016 (AFP) - O petróleo subiu nesta segunda-feira a seu nível mais alto de 2016 em Nova York.

Os preços do barril de light sweet crude (WTI) para entrega em julho subiu 1,07 dólar, a 49,69 dólares no New York Mercantile Exchange, maior valor desde julho de 2015.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em agosto avançou 91 centavos, a 50,55 dólares, no Intercontinental Exchange (ICE), maior preço desde outubro.

"Alguns investidores parecem perceber somente agora que o dólar caiu na sexta-feira e compraram petróleo" (cujos preços são cotados em dólar), opinou Tim Evans, da Citi.

O segundo elemento que influenciou o mercado nesta segunda-feira foram os riscos envolvendo a produção da Nigéria, onde um grupo rebelde ameaça fazer novos ataques à região petrolífera.

Um terceiro elemento favorável ao mercado foi a Arábia Saudita ter aumentado os preços do petróleo exportado para os Estados Unidos e para a Ásia. Essa decisão foi interpretada como um sinal de otimismo sobre uma reabsorção durável da oferta excedente petróleo no mundo.

Finalmente, um último fator de sustentação dos preços foram, segundo Evans, os rumores de que as reservas de petróleo no terminal americano de Cushing, que servem de referência para a cotação do WTI, caíram na semana passada.