IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dono do Alibaba diz que produtos falsos são melhores que os originais

Jean-Christophe Bott/EFE
Imagem: Jean-Christophe Bott/EFE

15/06/2016 13h39

Jack Ma, fundador da loja virtual Alibaba, afirmou nesta quarta-feira (15) que as falsificações chinesas são "melhores" do que os produtos originais de grandes marcas.

"O problema é que os produtos de falsificação atualmente têm uma qualidade e um preço melhores do que os produtos originais", afirmou durante um discurso em Hangzhou, cidade no leste da China onde fica a Alibaba.

"São produzidos pelas mesmas fábricas, com as mesmas matérias-primas, mas não utilizam o mesmo nome da marca", acrescentou.

As fábricas chinesas tradicionalmente fazem produtos de baixo custo para marcas estrangeiras, mas a emergência de plataformas como a Alibaba propicia a venda online de seus próprios produtos diretamente aos consumidores.

Para Jack Ma, além dos problemas de propriedade intelectual ou de falsificação, trata-se de uma transição a um novo modelo econômico que "destrói" as marcas tradicionais e "revoluciona o mundo inteiro".

A Alibaba, com sua plataforma Taobao, domina 90% do mercado de comércio entre particulares na Internet ma China, enquanto sua plataforma Tmall controla a metade das transações online entre profissionais e particulares.

As grandes marcas internacionais acusam o grupo de indulgência em suas tentativas de frear a distribuição de produtos falsificados em suas páginas na Internet.

A Alibaba, como líder do comércio eletrônico chinês, pode lidar com o problema de falsificações "melhor do que qualquer governo, organização ou pessoa no mundo", disse Jack Ma.

No entanto, o homem mais rico da China, segundo a classificação Bloomberg Billionaires, diz que a presença de imitações no mercado é inevitável.