Bolsas

Câmbio

Reino Unido só ativará artigo 50 para sair da UE quando estiver preparado

Londres, 27 Jun 2016 (AFP) - O ministro britânico da Finanças, George Osborne, afirmou nesta segunda-feira que o Reino Unido só pretende ativar o artigo 50 para abandonar a UE no momento oportuno e destacou que a economia do Reino Unido está preparada para enfrentar o Brexit.

"Apenas o Reino Unido pode ativar o artigo 50. Na minha opinião, devemos fazer isto quando tivermos uma visão clara dos novos acordos com nossos vizinhos europeus", declarou Osborne na sede do Tesouro britânico.

A economia britânica, completou, "está preparada para enfrenta o que nos reserva o destino".

Osborne trabalhou durante a campanha par que os britânicos votassem a favor da permanência, sem êxito.

A ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, por meio do qual um Estado membro da UE inicia o processo de saída do bloco, não acontecerá até que o Reino Unido tenha um novo primeiro-ministro, advertiu Osborne.

Poucas horas depois do histórico resultado do referendo sobre a saída da UE, o primeiro-ministro David Cameron apresentou sua renúncia, mas advertiu que a medida apenas seria efetiva com a escolha de um novo líder pelo Partido Conservador, que deve assumir o posto de chefe de Governo. Isto só deve acontecer no início de outubro.

Após seis anos de política conservadora, a economia britânica está em uma situação robusta, com bancos capitalizados e um déficit orçamentário reduzido, destacou Osborne.

A coordenação é constante entre o governo, o banco central e as autoridades dos outros países do G7, para limitar a volatilidade nos mercados.

jmi-pn/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos