IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Central Europeu lança nova cédula de 50 euros

Daniel Roland/AFP
Imagem: Daniel Roland/AFP

05/07/2016 13h13

Frankfurt am Main, 5 Jul 2016 (AFP) - O Banco Central Europeu (BCE) lançou nesta terça-feira (5) uma nova nota de 50 euros, que entrará em circulação no começo do ano que vem, como parte da renovação monetária da zona do euro.

Após as renovações das notas de 5, 10 e 20 euros, a de cédula de 50 euros ganhará um reforço de proteção contra a falsificação em seus símbolos, o principal deles, um retrato da princesa Europa, uma personagem da mitologia grega na parte superior do holograma.

Na parte de trás da nota há uma "janela" que muda de cor dependendo do ângulo, de cor verde-esmeralda ao azul escuro, onde está inscrito o valor.

Esses sinais de segurança aperfeiçoados contribuem para a proteção da moeda e para que ela seja "ainda mais segura", comentou Yves Mersch, membro da direção do BCE.

A nota de 50 euros é a mais utilizada na zona do euro e representa 45% do total de moeda circulante, segundo o Banco Central.

Suspensão da nota de 500 euros

Em maio, o emissor europeu anunciou que suspenderá a emissão das notas de 500 euros no final de 2018 pelos temores de que "eles facilitem as atividades ilícitas".

O fim dessas notas gera resistência na Alemanha e na Áustria, que temem que essa decisão seja o começo do desaparecimento total do dinheiro físico.

Reino Unido decide sair da União Europeia: E agora?

BBC Brasil