IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maduro cumpre a ameaça de intervir em empresa paradas na Venezuela

12/07/2016 10h51

Caracas, 12 Jul 2016 (AFP) - O presidente venezuelano Nicolás Maduro começou a cumprir com suas ameaças de intervir em empresas que estiverem com suas operações interrompidas, ao ordenar a ocupação de um fabricante americano de produtos de higiene por seus funcionários.

Maduro também assegurou que o Citibank fechará em 30 dias a conta que o Banco Central da Venezuela (BCV) utilia para seus pagamentos internacionais.

O governo venezuelano ordenou na segunda-feira (11) a ocupação da empresa americana Kimberly-Clark, que encerrou sua produção de artigos de higiene pessoal alegando uma piora das condições econômicas.

"Vamos assinar a solicitação que nos foi feita pelos trabalhadores, onde apresentaremos (...) a ocupação imediata da entidade de trabalho Kimberly-Clark da Venezuela (...) por parte dos trabalhadores", disse o ministro do Trabalho, Oswaldo Vera, no prédio da companhia na cidade de Maracay, que produz especialmente papel higiênico.

Ao assinar o documento, em meio a aplausos dos funcionários, Vera ordenou ligar as máquinas.

"A partir de hoje, a Kimberly-Clark volta a abrir suas portas, sua produção", afirmou o funcionário, que reiterou a advertência do presidente Nicolás Maduro de intervir nas companhias que paralisarem suas atividades.

"Bem-vindos ao setor empresarial que quer acompanhar o governo, mas empresa que é fechada, é empresa que será ocupada e aberta pelos trabalhadores e pelo governo revolucionário", sustentou.

No último sábado, a Kimberly-Clark anunciou a paralisação das suas operações falando sobre uma "carência de divisas" para adquirir matéria-prima e "o rápido aumento da inflação".

Segundo um comunicado da multinacional, esse fatores tornam "impossível operar".

A fabricante de papel higiênico e fraldas, entre outros produtos, declarou que "se as condições mudarem" avaliará no futuro "a viabilidade" de retomar as atividades.

A Kimberly-Clark destacou que a partir de agora "o governo venezuelano será o responsável pelo bem-estar dos trabalhadores e pelos ativos físicos, equipamentos e máquinas" da unidade ocupada.

Há dois meses, Maduro advertiu que "fábrica parada será fábrica tomada pelos trabalhadores".

A lei venezuelana autoriza a ocupação de fábrica no caso de "fechamento ilegal ou fraudulento" de uma empresa ou de lockout.

Na Venezuela vigora desde 2003 um férreo controle sobre o câmbio, com o governo monopolizando a distribuição de divisas, cada vez mais escassas diante da queda dos preços do petróleo, que gera 96% das receitas do país.

De acordo com a Fedecámaras - principal associação empresarial venezuelana - mais de 85% da indústria estava paralisada em maio passado por falta de matéria-prima.

O governo também fixa o preço de muitos alimentos e produtos básicos, o que segundo os empresários inviabiliza os custos de produção.

Maduro revelou na segunda que o Citibank encerrará em um mês a conta utilizada pelo Banco Central da Venezuela (BCV) para seus pagamentos internacionais.

"O Citibank, sem aviso, disse que em 30 dias vai encerrar a conta do Banco Central e do Banco da Venezuela. Isto se chama boicote financeiro", declarou Maduro em rede nacional de TV.

Segundo Maduro, através desta conta a Venezuela paga "em 24 horas todos os débitos (...) nos Estados Unidos e no mundo".

Maduro denunciou que por trás deste complô está o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Vocês acreditam que conseguirão nos deter ativando um boicote financeiro? Não, senhores, a Venezuela não será detida por ninguém. Com ou sem Citibank vamos seguir adiante. Com ou sem Kimberly a Venezuela vai".

"O triste é que todos estes ataques são produto de um apelo da direita para a intervenção na Venezuela", declarou Maduro, apontando para a oposição, que promove um referendo revogatório do mandato do presidente.