Opep: estabilização do mercado de petróleo prosseguirá em 2017

Viena, 12 Jul 2016 (AFP) - A estabilização do mercado mundial de petróleo prosseguirá em 2017, com um aumento da demanda e uma produção que continuará em baixa nos países que não integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), afirmou a instituição.

"As condições do mercado contribuirão para eliminar os estoques de petróleo, que serão excedentes em 2017", afirma a Opep no relatório mensal publicado em Viena.

De acordo com a organização, que produz um terço do petróleo mundial, a demanda crescerá em 2017 em 1,2 milhão de barris ao dia (mbd) e alcançará 95,3 mbd. Em 2016 o aumento será similar, a 94,2 mbd.

Por países, os membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) serão os que mais consumirão (1,1 mbd ao día de aumento total previsto), enquanto a proporção será muito menor nos países em desenvolvimento (0,1 mbd).

A Opep indica que o principal motor da demanda serão os combustíveis, graças à recuperação das vendas de veículos nos Estados Unidos, China e Índia, assim como no setor petroquímico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos