IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo sobe estimulado por previsões da Opep e EUA

12/07/2016 18h26

Nova York, 12 Jul 2016 (AFP) - O petróleo fechou em alta nesta terça-feira após relatórios da Opep e dos Estados Unidos que o mercado considerou positivos.

Em Nova York, o barril de referência WTI, que caiu cerca de 4 dólares desde o começo do mês, subiu 2,04 dólares, a 46,80 dólares.

No mercado de Londres, o barril de Brent para entrega em setembro subiu 2,22 dólares, a 48,47 dólares.

A valorização do petróleo, após vários dias de queda, responde em parte "ao otimismo no curto prazo que expressou a Opep em seu relatório mensal sobre o mercado petroleiro", disse James Williams, da WTRG Economics.

A Opep estimou que a tendência ao reequilíbrio do mercado se manterá em 2017 com uma demanda que continuará crescendo e uma produção declinante em países de fora do cartel.

Essas previsões acalmaram os investidores que pareciam ter voltado ao pessimismo devido à persistência de uma oferta elevada e porque os preços não conseguiram aproveitar os diversos problemas da produção de vários países.

Alguns analistas relativizaram as previsões da Opep. Tim Evans, da Citi, disse que, embora reequilíbrio em 2017 seja um grande progresso após quase dois anos de oferta excedente, seria preciso esperar até 2018 para ver as reservas mundiais caírem.

Além do relatório da Opep, os investidores analisaram uma publicação parecida do Departamento de Energia dos Estados Unidos, com foco na produção do país.

"Não encontrei nada especialmente bom nem ruim", disse Williams. "A impressão geral não é muito diferente do relatório da Opep", disse.

O Departamento de Energia não alterou suas previsões da produção americana, cuja baixa persistente tranquilizou o mercado. Se espera queda da produção até o final do ano e um pouco menor em 2017.