IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed adverte para modesto crescimento na maioria das regiões dos EUA

13/07/2016 18h16

Washington, 13 Jul 2016 (AFP) - A economia manteve um "modesto" crescimento na maioria das regiões dos Estados Unidos apesar dos sinais de desaceleração do consumo das famílias, apontou o Livro Bege do Fed divulgado nesta quarta-feira.

"A atividade econômica continuou crescendo", disse o Federal Reserve (Fed) nesse relatório baseado em indicadores do período que vai de meados de maio ao final de junho. O documento acrescenta que as perspectivas de crescimento dos Estados Unidos são "geralmente positivas".

A duas semanas de sua reunião de política monetária de 26 e 27 de julho, o Fed afirmou que as condições do mercado de trabalho são "estáveis" e que o emprego continua evoluindo de forma "modesta".

O diagnóstico do Livro Bege dissipa o temor causado pela criação de emprego em maio, que foi a mais baixa em seis anos. Já os dados de junho mostraram uma reorientação do mercado de trabalho.

O Fed adverte para uma piora do consumo das famílias, principal motor da economia americana, mostra alguns "sintomas de desaceleração" e apontou um "moderado" panorama no setor industrial, que sofre os efeitos de um dólar forte, que castiga o comércio exterior, e da redução da demanda da China.

Todas as regiões americanas apontadas pelo Fed disseram que as perspectivas da atividade industrial continuam sendo "positivas", mas pioram.

Segundo o Livro Bege, apesar disso, a economia americana tem um horizonte favorável.

"As perspectivas são geralmente positivas para vários setores da economia, especialmente as vendas varejistas, o setor industrial e o imobiliário", disse o relatório.