IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha em baixa

19/07/2016 17h54

Nova York, 19 Jul 2016 (AFP) - O preço do petróleo caiu nesta terça-feira afetado pela valorização do dólar, em um dia com poucas notícias vinculadas ao mercado do petróleo e na véspera da divulgação dos dados semanais sobre a oferta americana.

O preço do barril de referência (WTI) para entrega em agosto caiu 59 centavos, a 44,65 dólares no New York Mercantile Exchange.

Em Londres, o barril de Brent, recuou 30 centavos, a 46,66 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).

"A sessão foi muito tranquila e os preços acabaram baixando", resumiu Matt Smith, da ClipperData, que acredita haver dois fatores que explicam essa tendência.

Primeiro, "o dólar recupera força", o que afeta os intercâmbios petroleiros, que são feitos em moeda americano, ressaltou.

O dólar evolui a seu nível mais alto em quatro meses e valoriza-se em relação ao euro. Além disso, a moeda americana recuperou sua condição de valor refúgio nas últimas semanas e foi buscada pelos investidores "depois que o Fundo Monetário Internacional apontou os riscos vinculados ao Brexit", disse em nota Tim Evans, de Citide

O segundo fator é que o mercado espera os dados semanais sobre a situação da oferta americana, primeiro com as estimativas privadas da federação American Petroleum Institute (API) nesta terça-feira, após o fechamento, e na quarta-feira com as estatísticas oficiais do departamento de Energia.

"Há um pouco de nervosismo, sobretudo depois dos dados desforáveis da semana anterior", explicou Smith.