IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Antecessor de Hillary na secretaria de Estado também usava e-mail particular

08/09/2016 14h59

Washington, 8 Set 2016 (AFP) - Um democrata resolveu ajudar Hillary Clinton no escândalo sobre o uso de e-mails privados quando ela era secretária de Estado, ao provar que seu antecessor republicano, Colin Powell, também fazia a mesma coisa.

Um troca de correios eletrônicos entre Powell e Hillary foi tornado público na noite de quarta-feira pelo congressista Elijah Cummings.

Powell, que ocupou o cargo de secretário de Estado entre 2001 e 2005 durante a presidência de George W. Bush, explicou a Hillary Clinton a maneira que ele próprio utilizou e-mails privados quando dirigia a diplomacia americana.

"Eu não tenho um Blackberry", afirmou, no início de 2008, Colin Powell, ex-general e herói da Guerra do Golfo, em um e-mail no qual aparentemente responde a uma pergunta de Hillary sobre a questão, pouco depois que ela assumiu o cargo.

"Eu tinhaum computador pessoal conectado a uma linha telefônica privada (algo bem antigo). Onde eu podia me comunicar com uma grande quantidade de amigos sem ter de passar por todos os servidores do departamento de Estado", respondeu Powell.

"Inclusive, utilizei este sistema para tratar de assuntos com dirigentes estrangeiros e do departamento de Estado utilizando suas contas de correio pessoais. Fiz a mesma coisa inclusive quando me deslocava para o hotel", explicou Powell com toda franqueza.

Hillary é acusada pelos republicanos de ter comprometido a segurança de seu país ao usar um serviço de correio eletrônico privado.

O FBI investigou o caso, mas decidiu não levá-lo adiante e arquivá-lo. No entanto, o diretor do FBI, James Comey, afirmou que Hillary teve um comportamento extremamente imprudente.