IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Deutsche Bank cai a seu mínimo histórico na Bolsa de Frankfort

26/09/2016 15h52

Frankfurt am Main, 26 Set 2016 (AFP) - As ações do Deutsche Bank caíram nesta segunda-feira a seu mínimo histórico na bolsa de Frankfurt após os rumores de que o Estado se negou a ajudar a instituição alemã, ameaçada por uma multa milionária nos Estados Unidos.

No fechamento da Bolsa de Frankfurt, as ações caíram 7,54%, a 10,55 euros, seu nível mais baixo até agora. Essa queda arrastou o Dax, que fechou com perdas de 2,19%, a 10.393,71 pontos.

"Considerando as notícias, a gente vende em um movimento de pânico", disse Michael Seufert, um analista de NordLB.

Em setembro, a justiça dos Estados Unidos pediu do banco alemão, já imerso em vários escândalos, uma multa recorde de 14 bilhões de dólares em um caso relacionado com as crises das 'subprimes' em 2008.

A justiça americana lhe acusa de ter criado produtos financeiros a partir de créditos hipotecários insolventes, que contribuíram para a crise financeira de 2007-2008.

Em um artigo publicado neste final de semana, a revista Focus garante que a chanceler Angela Merkel teria descartado qualquer tipo de ajuda ao banco antes das eleições legislativas de 2017 e que também não cogitou mediar com Washington a redução da multa.

Os especialistas acreditam que o Deutsche Bank poderá reduzir o valor da multa, como em casos similares de outros bancos, mas há dúvidas se os 5,5 bilhões de euros que a instituição tem em reserva serão suficientes.

Esta hipótese gera temores que o banco lance um aumento de capital e que consequentemente suas ações percam o valor.

As ações do Deutsche Bank já perderam metade do seu valor ao longo deste ano.

tgb-ilp/pc/eg/cc/pr