IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tesla 'em piloto automático' causa acidente em rodovia alemã

29/09/2016 17h47

Berlim, 29 Set 2016 (AFP) - Um carro elétrico da Tesla bateu em um ônibus de turismo em uma estrada do norte da Alemanha - informou a Polícia local nesta quinta-feira (29), acrescentando que o motorista alegou ter acionado o sistema de piloto automático do veículo.

O motorista do carro da Tesla ficou levemente ferido, enquanto as 29 pessoas a bordo do ônibus dinamarquês não se machucaram no acidente ocorrido na quarta-feira (28), afirmou a Polícia de Ratzerburg, no estado de Schleswig-Holstein.

O motorista do carro, de 50 anos, atingiu o ônibus enquanto trocava de pista perto da cidade de Gudow.

"Agora iremos investigar o motivo de o piloto automático não ter funcionado" para prevenir o acidente, disse a Polícia em declaração.

Em nota, um porta-voz da Tesla relatou que "falamos com nosso cliente, e este confirmou que o piloto automático estava funcionando corretamente, e que o uso desse sistema não estava relacionado com o acidente".

"Estamos felizes por ele estar bem", acrescentou o texto.

O modelo S dos carros elétricos da Tesla está disponível desde outubro de 2015, e o sistema de piloto automático ficou sob os holofotes após os acidentes fatais no norte da China, em janeiro, e no estado americano da Flórida, em maio.

O caso da Flórida chamou a atenção do Senado americano, que exigiu uma explicação do papel do piloto automático no momento do acidente.

Consumidores ativistas pediram à empresa, fundada pelo bilionário dono da PayPal, Elon Musk, que desabilitasse o recurso do piloto automático até que ele fosse atualizado, para detectar se as mãos do motorista estão no volante durante a operação, como a empresa afirma que deveriam estar.

O motorista do acidente de quarta-feira contou à polícia que não retirou as mãos do volante enquanto o piloto automático estava acionado, relatou a agência alemã de notícias, DPA.

tgb/mfp/fz/har/cb/tt

TESLA MOTORS

PayPal