Bolsas

Câmbio

Nova reviravolta na investigação da explosão do foguete da SpaceX

Miami, 2 Out 2016 (AFP) - A misteriosa explosão de um foguete da SpaceX no mês passado deu lugar a um raro encontro "cordial" entre a equipe da empresa espacial de Elon Musk e de seu eterno rival United Launch Alliance (ULA), segundo o jornal The Washington Post.

Na investigação do incidente, ocorrido no início de setembro, trabalhadores da SpaceX encontraram algo suspeito que queriam comprovar, afirma o jornal americano, citando três funcionários da indústria conhecedores do ocorrido.

No dia 1º de setembro, um foguete Falcon 9 da empresa espacial SpaceX explodiu durante uma operação de abastecimento de combustível, uma prova rotineira que é conhecida como "de fogo estático", em Cabo Canaveral, Flórida (sudeste dos EUA). Ninguém ficou ferido na explosão.

O acidente ocorreu pouco mais de um ano após a primeira explosão que a empresa sofreu, em 28 de junho de 2015, quando um foguete explodiu minutos depois de decolar com uma cápsula Dragon cuja carga, destinada à Estação Espacial Internacional (ISS), se perdeu completamente.

A SpaceX, segundo o jornal, tinha imagens obtidas em um vídeo nas quais era possível ver uma sombra, e depois uma mancha branca no telhado de um edifício próximo pertencente à ULA, uma empresa conjunta formada por Lockheed Martin e Boeing.

Como consequência da descoberta, um funcionário da SpaceX visitou as instalações da ULA em Cabo Canaveral e solicitou acesso ao telhado de um edifício da ULA com vista próxima da plataforma de lançamento da SpaceX.

Na visita - que segundo o jornal teve um caráter cordial, não acusatório -, a equipe da ULA negou o acesso, mas notificou o Exército do Ar, que inspecionou o telhado e não encontrou nada relacionado à explosão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos