Bolsas

Câmbio

Turquia e Rússia selam reconciliação com acordo sobre gasoduto

Istambul, 10 Out 2016 (AFP) - Turquia e Rússia assinaram nesta segunda-feira um acordo para a construção do gasoduto TurkStream, que enviará gás russo através do Mar Negro para a Europa, selando a reconciliação entre Ancara e Moscou, após a crise diplomática de 2015.

O acordo foi firmado pelo ministro da Energia russo, Alexander Novak, e seu colega turco, Berat Albayrak, ao final de quase duas horas de reunião entre presidente russo, Vladimir Putin, e seus colega turco, Recep Tayyip Erdogan.

As relações entre os dois países estavam abaladas desde a derrubada de um avião russo por parte da aviação turca na fronteira sírio-turca, em novembro de 2015.

O chefe do gigante russo Gazprom, Alexei Miller, destacou que o acordo prevê a construção de dois dutos sobre o leito do Mar Negro.

A capacidade anual de cada duto será de 15,75 bilhões de metros cúbicos, totalizando mais de 30 bilhões. A construção deve estar concluída em 2019, revelou Miller.

O projeto TurkStream foi anunciado no final de 2014, após o abandono - em plena crise ucraniana - do projeto South Stream, do qual participavam empresas europeias e foi bloqueado pela Comissão da UE.

Esta foi a primeira visita de Putin à Turquia desde que os dois países decidiram normalizar suas relações, no final de junho.

"Tenho total confiança no processo de normalização das relações iniciado entre Turquia e Rússia", declarou Erdogan durante entrevista coletiva.

fo-bat/pa/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos