Bolsas

Câmbio

Irã aumentará sua capacidade de produção de petróleo para 4 mbd

Teerã, 17 Out 2016 (AFP) - O Irã anunciou nesta segunda-feira que aumentará sua capacidade de produção de petróleo para 4 milhões de barris diários (mbd) em março de 2017, indicou o ministro de petróleo deste país, membro da Opep.

"Nossa capacidade de produção era de 3,8 mbd na primeira metade do ano (iniciado no Irã em março de 2016), vamos chegar a 4,03 mbd no final do ano (março 2017)", declarou ministro Bijan Namdar Zanganeh, que precisou que a "capacidade de produção do Irã chegará a 4,6 mbd" em cinco anos.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo decidiu no final de setembro em uma reunião em Argel reduzir sua produção para ajudar a elevar as cotações. No enatanto, três países -Irã, Líbia e Nigéria- foram autorizados a "produzir a níveis máximos razoáveis".

Desde então, o Irã havia se recusado a limitar sua produção, e afirmou que queria recuperar o nível do final de 2011, antes das sanções ocidentais por seu programa nuclear. Essas sanções obrigaram Teerã a reduzir consideravelmente seu nível de produção.

er-sgh/hj/pb/me/age/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos