Bolsas

Câmbio

Bélgica entra em acordo sobre tratado comercial UE-Canadá

Bruxelas, 27 Out 2016 (AFP) - A Bélgica alcançou nesta quinta-feira uma posição comum sobre o tratado comercial entre a UE e o Canadá (CETA), depois de conseguir levantar o veto de alguns de seus governos regionais a este acordo, anunciou o primeiro-ministro belga, o liberal Charles Michel.

Foi alcançado "um acordo", disse Michel ao término de uma nova reunião com as diferentes regiões e comunidades linguísticas belgas. Este acordo deve ser enviado agora à União Europeia e aos diferentes Parlamentos belgas, que deverão se pronunciar "antes da meia-noite de sexta-feira".

A UE foi obrigada a cancelar a assinatura deste tratado comercial, prevista para esta quinta-feira, devido ao veto mantido até o momento pelos governos belgas da região da Valônia, da região de Bruxelas Capital e da comunidade linguística francófona.

O chefe do governo regional valão, o socialista Paul Magnette, comemorou que o acordo alcançado responda as suas demandas. "Finalmente encontramos um acordo entre belgas, que deverá ser enviado agora às instituições europeias e aos nossos sócios europeus", acrescentou.

Os embaixadores dos 28 países da UE devem se reunir no fim da manhã para analisar uma eventual proposta da Bélgica sobre este acordo negociado entre o executivo europeu e o Canadá durante sete anos, que criaria um espaço de livre comércio de 550 milhões de habitantes.

siu-tjc/app/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos