Bolsas

Câmbio

Telefónica registra alta de quase 40% no lucro trimestral mas reduz dividendo

Madri, 27 Out 2016 (AFP) - O grupo de telecomunicações espanhol Telefónica anunciou nesta quinta-feira uma alta de quase 40% do lucro líquido no terceiro trimestre, mas advertiu que vai reduzir o dividendo dos acionistas para diminuir sua dívida.

O dividendo para 2016 foi rebaixado a 0,55 euro por ação, contra 0,75 euro inicialmente previsto, com o objetivo de "intensificar o desalavancagem orgânica", explicou o presidente executivo da empresa, José María Álvarez-Pallete, em um comunicado.

O executivo destacou que isto permitiu "uma aceleração da desalavancagem no trimestre, principalmente pela significativa melhora na geração de caixa".

No período, o grupo reduziu sua dívida em 2,584 bilhões de euros, a 49,984 bilhões.

No início de outubro, a empresa conseguiu arrecadar dois bilhões de euros com uma emissão obrigatória após o fracasso na entrada na Bolsa de sua filial de infraestruturas Telxius.

A Telefónica esperava obter liquidez com a entrada no mercado, mas teve que renunciar ao projeto no último momento por falta de interesse dos investidores.

Antes, o grupo também teve que desistir da venda de sua filial britânica O2 ao conglomerado Hutchison Whampoa (Hong Kong) quando a Comissão Europeia proibiu o negócio por temer a redução da concorrência no Reino Unido.

O resultado líquido no trimestre foi de 983 milhões de euros, uma alta de 38,5%.

O faturamento, no entanto, caiu 6% no período, a 13 bilhões de euros, pela redução nas vendas.

O Brasil foi o único país em que a Telefónica melhorou a arrecadação (+7,9% a 2,952 bilhões de euros), enquanto o faturamento recuou consideravelmente no Reino Unido (-17%), América Latina (-13,9%) e em menor medida na Alemanha (-5%).

Na Espanha, as vendas caíram 0,4%.

O resultado operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização, que serve de indicador para a Telefónica, recuou 1%, a 4,175 bilhões de euros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos