IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dubai estuda sistema de transporte de alta velocidade

08/11/2016 12h11

Dubai, 8 Nov 2016 (AFP) - Dubai assinou nesta terça-feira um acordo com uma empresa americana para "estudar" a construção de um sistema de transporte de alta velocidade, que funcionaria através de um tubo de baixa pressão em que os passageiros viajariam em cápsulas.

"Estamos aqui para assinar um acordo histórico com os nossos parceiros da RTA (autoridades rodoviárias e de transportes de Dubai) e vamos começar a estudar [a possibilidade] para entregar o primeiro sistema Hyperloop", declarou Rob Lloyd, executivo-chefe da empresa Hyperloop One.

O acordo vai levar os dois lados a explorar uma rota para instalar o sistema, o que poderia reduzir a duração de uma viagem entre Dubai e Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, a 150 quilômetros de distância, a apenas 12 minutos.

De acordo Hyperloop One, criada em 2014, seu sistema utiliza a propulsão elétrica para mover as cápsulas de passageiros dentro de um tubo de baixa pressão atmosférica.

"O veículo levita sobre os trilhos e desliza a velocidades maiores que as de aviões a longa distância", diz em seu site.

Em maio passado, a empresa fez um primeiro teste deste sistema de propulsão no deserto americano Nevada, com vista para uma comercialização entre "2020-2021", de acordo com Josh Giegel, responsável pela engenharia da empresa.

Após a assinatura do acordo, os custos ou prazos do projeto não foram divulgados, mas Lloyd disse em um comunicado que "a partir de um ponto de vista tecnológico", poderia "fazer um sistema Hyperloop nos Emirados Árabes Unidos nos próximos cinco anos".