IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para chefe do Nasdaq, é preciso reportar melhor benefícios da globalização

09/11/2016 16h32

Lisboa, 9 Nov 2016 (AFP) - A vitória de Donald Trump nas eleições americanas é um sinal de alarme para o mundo dos negócios, que deve comunicar melhor os benefícios da globalização e do comércio, disse nesta quarta-feira o responsável pelo Nasdaq, o índice tecnológico dos Estados Unidos.

"Entramos em uma época antiglobalização e anticomércio. Nós, na comunidade de negócios, temos que fazer um trabalho melhor, comunicando os benefícios porque grandes setores da população não estão recebendo a mensagem" disse Bob Greifeld, que participa em Lisboa no Web Summit.

O executivo de Nasdaq foi cauteloso em relativizar o impacto da vitória de Trump, já que "os patriarcas fundadores (dos EUA) previram uma separação de poderes, ele foi eleito presidente, não ditador".

Para ele, tanto o Brexit como a vitória de Trump devem constituir um sinal de alerta. "O Brexit foi o início. Quando visitamos nossos escritórios na Europa, observamos um movimento populista de extrema direita que foi subavaliada pelas pesquisas", acrescentou.

jit-tsc/els/mb/jz/cc/mvv