Bolsas

Câmbio

Vendas on-line disparam no 'Dia dos Solteiros' na China

Xangai, 11 Nov 2016 (AFP) - Os chineses desembolsaram valores recorde nos sites de venta no "Dia dos Solteiros", a maior liquidação on-line do mundo, que acontece nesta sexta-feira.

À meia-noite de sexta-feira (14h de quinta-feira em Brasília), os internautas chineses lançaram mãos dos seus smartphones ou computadores para aproveitar os descontos propostos durante esta operação comercial, criada em 2009 pelo Alibaba, o gigante nacional do comércio eletrônico.

Para o Alibaba, o Dia dos Solteiros - comemorado todos os anos em 11 de novembro (11/11) pela repetição do número um, que faz referência ao celibato - é uma ocasião para impulsar suas vendas.

Nos primeiro cinco minutos da sexta-feira, os internautas gastaram cerca de um bilhão de dólares só no site do Alibaba, informou a empresa.

Antes das 7h da manhã, o volume de vendas já tinha ultrapassado o total das transações realizadas durante 24 horas em 2014.

Pouco antes das 12h, as ventas chegaram a cerca de 12 bilhões de dólares, perto do recorde atingido ao final do dia no ano passado, com 14,3 bilhões de dólares, um valor maior do que o PIB de países como a Nicarágua.

A segunda maior empresa do setor na China, JD.com, também aproveitou o frenesi consumista e propôs uma série de promoções. Às 9h, as transações do site ultrapassaram o total do ano passado.

Em 2015, a economia chinesa se expandiu no seu ritmo mais lento em 25 anos, e diminuiu ainda mais neste ano, enquanto Pequim tenta transferir os motores do crescimento do investimento e das exportações para o consumo interno.

Em meio às medidas adotadas pelo governo chinês para reequilibrar seu modelo de crescimento, o comércio eletrônico se apresenta como uma via indispensável para o país, que tem 710 milhões de usuários de internet.

Cerca de 15% das vendas na China são feitas pela internet.

Nos primeiros 10 meses do ano, as vendas on-line subiram 26%, segundo dados oficiais, crescendo duas vezes mais rápido que as vendas de varejo.

-'Barômetro de confiança'-O Dia dos Solteiros bateu em poucas horas o recorde mundial da operação de descontos on-line que é realizada anualmente nos Estados Unidos, no final de novembro, após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) e o "Black Friday".

No ano passado, durante os cinco dias de promoção, que terminam na "Cyber Monday", os americanos gastaram 11,1 bilhões de dólares na internet.

Embora o dia "constitua apenas um fração das vendas totais anuais" do Alibaba, representa "um termômetro de confiança para o grupo", que está no ponto de mira dos investidores, indica à AFP o analista independente Li Chengdong.

Li adverte que mesmo se as transações deste ano voltarem a estabelecer um novo recorde, este crescimento não será tão grande quanto no ano passado, quando as vendas subiram 60% em relação ao 11 de novembro anterior.

Essa provável redução se explica por uma conjuntura econômica incerta e por uma regulação mais estrita do setor por parte das autoridades chinesas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos