IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petróleo tenta se recuperar mas segue em queda

14/11/2016 19h54

Nova York, 14 Nov 2016 (AFP) - O petróleo fechou com uma pequena queda nesta segunda-feira devido à valorização do dólar e à incerteza sobre a futura oferta da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep).

O barril de "light sweet crude" (WTI), para entrega em dezembro, fechou em 43,32 dólares, uma queda de 9 centavos, no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para janeiro caiu 32 centavos, a 44,43 dólares.

O dia foi instável. Os preços começaram em baixa e chegaram em níveis sem precedentes em três meses tanto em Nova York como em Londres. Entretanto, logo tenderam ao equilíbrio e fecharam em baixa.

"Houve uma recuperação, mas o mercado continua enfrentando fatores que finalmente o deixam perto do equilíbrio", disse o analista Bart Melek da TD Securities.

Os investidores continuam em dúvida se no dia 30 de novembro a Opep conseguirá cristalizar em Viena um acordo para reduzir a oferta como se propôs em setembro.

A essa sombria perspectiva sobre a oferta se soma que o dólar continua se valorizando desde que Donald Trump ganhou as eleições presidenciais dos Estados Unidos, algo que não se esperava nos mercados.