IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo espanhol revisa em alta previsões de crescimento em 2016 e 2017

16/11/2016 17h50

Madri, 16 Nov 2016 (AFP) - O governo espanhol elevou em três décimos sua previsão de crescimento econômico para este ano, a 3,2%, e em dois décimos a projeção de 2017, a 2,5%, afirmou nesta quarta-feira à imprensa o ministro da Economia, Luis de Guindos.

Essas projeções constarão na nova versão do orçamento de 2017 que o governo conservador espanhol enviará para a Comissão Europeia.

"A Espanha nas próximas semanas vai apresentar seu projeto de orçamento a Bruxelas, onde incluiremos um novo quadro macroeconômico com um crescimento neste ano de 3,2% e no ano que vem de 2,5% do PIB", afirmou Guindos à imprensa em Madri.

O projeto orçamentário incluirá igualmente uma previsão de "criação de emprego em torno de meio milhão de postos de trabalho", acrescentou.

A nova previsão de crescimento para 2016 se alinha com a da Comissão Europeia, que recentemente elevou em seis décimos sua projeção para a Espanha.

A de 2017 supera em dois décimos a formulada por Bruxelas.

O ministro disse que é preciso "eliminar redundâncias" na administração, lutar contra a fraude e por uma auditoria do gasto público.

Segundo ele, se dará preferência a medidas "que causem menos dano do ponto de vista da manutenção do crescimento econômico", que é um objetivo "vital".

Para Bruxelas, garantiu que seu governo "está absolutamente comprometido" com a meta do déficit fixada para 2017.

O governo minoritário de Mariano Rajoy deverá, contudo, negociar com outros partidos para aprovar a nova versão do orçamento de 2017. Para isso, conta principalmente com os centristas do Ciudadanos.