Dow Jones segue tendência europeia e marca outro recorde em Wall Street

Nova York, 5 dez 2016 (AFP) - Wall Street subiu nesta segunda-feira (5), beneficiando-se da resistência demonstrada pelas praças europeias diante da anunciada renúncia do chefe do governo italiano, Matteo Renzi: o Dow Jones ganhou 0,24%, batendo outro recorde, e o Nasdaq, 1,01%.

O índice Dow Jones Industrial Average subiu 45,82 pontos, a 19.216,24 unidades, máximo nível de fechamento até o presente, e o Nasdaq ganhou 53,24 pontos, nas 5.308,89 unidades.

O índice ampliado S&P 500 avançou 12,7 pontos, ou 0,58%, nos 2.204,71 pontos.

"Continuamos observando uma dinâmica positiva que faz a Bolsa subir de forma lenta, mas segura", resumiu David Levy, da Republic Wealth Advisors.

Wall Street avança a passos largos desde o início de novembro, depois da inesperada eleição de Donald Trump à Presidência dos EUA. Apesar de uma pausa na semana passada, nada parece interromper seu avanço.

Nesse sentido, "o referendo na Itália não mudou o status quo, e o mercado continua reagindo positivamente à maioria dos eventos", comentou Levy.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, apresentaria sua renúncia ao cargo hoje, após a fragorosa derrota no referendo sobre reforma constitucional, mas adiou sua saída para garantir a aprovação da Lei Orçamentária 2017.

As praças europeias reagiram bem, com clara alta, o que contribuiu para a boa disposição de Wall Street.

"Os temores sobre o referendo italiano não se concretizaram, já que a Bolsa começa a se habituar a esse tipo de evento", avaliou Art Hogan, da Wunderlich Securities, referindo-se à eleição de Trump, assim como à votação a favor do Brexit, em junho passado.

Em relação à economia, os investidores também assimilaram o anúncio de uma aceleração mais acentuada do que o previsto da atividade no setor de serviços em novembro, nos Estados Unidos, de acordo com um índice divulgado nesta segunda.

O mercado de títulos retrocedia ligeiramente. Às 19h20 (horário de Brasília), o rendimento dos bônus do Tesouro para dez anos subia a 2,397%, contra os 2,392% de sexta-feira, e o dos títulos para 30 anos, a 3,073%, contra os 3,070% anteriores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos