Bolsas

Câmbio

Fitch confirma perspectiva negativa da dívida britânica

Washington, 9 dez 2016 (AFP) - A agência de classificação financeira Fitch confirmou, nesta sexta-feira (9), a perspectiva negativa da nota da dívida do Reino Unido, que havia caído em junho, depois da decisão dos eleitores britânicos de sair da União Europeia.

A nota da dívida britânica se mantém em "AA" com perspectiva negativa, o que significa que pode baixar mais nos próximos meses, segundo o comunicado do Fitch.

De acordo com a agência, a nota reflete "uma economia de alta renda, diversificada e avançada, junto com um alto nível de endividamento do setor público".

"Ao mesmo tempo, a votação sobre o referendo para sair da União Europeia abriu um período de incerteza aumentada em nível político, institucional e econômico", acrescenta a agência.

Fitch reconhece que há "uma ampla gama de saídas possíveis sobre as negociações pelo Brexit e pelas futuras relações institucionais e comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia".

"Em vista dessa incerteza, não há uma perspectiva clara" sobre a evolução da nota da dívida britânica, conclui a agência.

No início de novembro, a agência Moody's também havia advertido que poderia reduzir a nota britânica, se as negociações sobre o Brexit levassem à perda de acesso ao mercado único europeu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos