Bolsas

Câmbio

Fed analisa aumentar taxas de juros dos EUA

Washington, 13 dez 2016 (AFP) - O Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) iniciou nesta terça-feira (13) uma reunião de dois dias para tratar de política monetária.

A expectativa do mercado e de analistas econômicos é que, ao fim do encontro, haja um anúncio de elevação das taxas de juros.

Desde o meio do ano, os números da principal economia do mundo têm sido bons, reduzindo as reservas do Fed em aumentar os juros.

O Fed planejava ir "normalizando" as baixíssimas taxas ao longo de 2016, mas foi adiando sua decisão diante de algumas dúvidas sobre a consolidação do mercado de trabalho e sobre a evolução da inflação.

Joel Naroff, da Naroff Economic Advisors, lembrou, porém, que o dólar está se fortalecendo, o que poderia afetar a inflação e complicar os planos monetários do Fed.

Em novembro, o dólar conseguiu seu maior valor em 13 anos contra uma cesta de moedas e continuava avançando esta semana.

"O dólar forte está mantendo a inflação baixa, o que é todo um desafio para o Fed", disse Naroff em uma nota aos clientes.

"Não está claro por quanto tempo o dólar continuará subindo", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos