Bolsas

Câmbio

Waymo, a nova empresa do Google especializada em carros autônomos

Washington, 13 dez 2016 (AFP) - O Google transformou sua unidade de carros autônomos em uma empresa subsidiária batizada de Waymo, que pretende "fazer com que o transporte de pessoas e objetos seja seguro e fácil".

O gigante da internet anunciou na terça-feira que a Waymo se tornaria uma unidade operacional independente dentro da matriz do Google, Alphabet, enquanto a empresa busca avançar em tecnologias de condução autônoma.

"Acreditamos que esta tecnologia pode começar a remodelar alguns dos dez trilhões de milhas que os veículos motorizados viajam ao redor do mundo a cada ano, com formas de transporte mais seguras, mais eficientes e mais acessíveis", disse John Krafcik, ex-executivo da Hyundai North America, que é o chefe-executivo da Waymo.

"Nós podemos ver nossa tecnologia sendo útil em veículos pessoais, carona compartilhada, logística, ou resolvendo problemas (...) do transporte público", disse.

"A longo prazo, a tecnologia de condução autônoma poderia ser útil de maneiras que o mundo ainda tem que imaginar, criando muitos novos tipos de produtos, empregos e serviços", acrescentou.

Krafcik disse que a Waymo "representa uma nova maneira de avançar na mobilidade", acrescentando que se trata de "uma empresa de tecnologia de condução autônoma com a missão de fazer com que o transporte de pessoas e objetos seja seguro e fácil".

Para demonstrar sua tecnologia, a empresa disse que usou um de seus veículos para transportar o morador de Austin (Texas) Steve Mahan, que é legalmente cego.

O Google tem trabalhado com o desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma desde 2009.

Uma folha informativa da empresa disse que os próximos passos da Waymo "serão permitir que as pessoas usem carros totalmente autônomos para fazer coisas cotidianas".

rl/mdo/db/lr

GOOGLE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos