Bolsas

Câmbio

Francesa Total compra participação no pré-sal

Rio de Janeiro, 21 dez 2016 (AFP) - A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que cedeu à francesa Total sua participação em dois campos de petróleo em águas profundas (pré-sal) e em duas centrais térmicas, por 2,2 bilhões de dólares.

O acordo prevê à cessão à Total de 22,5% dos direitos de exploração do campo de Iara e de 35% do campo de Lapa, que começou a operar na terça-feira, na costa do Estado de São Paulo.

As duas empresas estarão associadas em partes iguais nas centrais térmicas Rômulo de Almeida e Celso Furtado, no estado da Bahia, com capacidade de geração de 322 MW.

O anúncio foi realizado em uma coletiva convocada de forma imprevista na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Pedro Parente e do CEO da Total, Patrick Pouyanné.

O acordo oferece à Petrobras a opção de assumir 20% do bloco de Perdido, no setor mexicano do Golfo do México, adquirido por um consórcio formado por Total e Exxon em 5 de dezembro passado.

Total e Petrobras firmaram em outubro uma "aliança estratégica".

A Petrobras, abalada pela queda nos preços do petróleo e pelo escândalo de subornos envolvendo políticos e empreiteiras, anunciou em setembro um "plano estratégico" que prevê um corte de 25% em seus investimentos no período 2017-2021.

csc-js/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos