Indústria automotiva do México na mira de Trump

México, 6 Jan 2017 (AFP) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, busca embarreirar os projetos da Toyota e de fabricantes americanas no México, que se transformou em um polo de fabricação de veículos.

O México é o quarto exportador de veículos rápidos no mundo e o sétimo produtor mundial de automotores, segundo dados da industria.

Este setor, que gera 52 bilhões de dólares por ano no México, representa mais de 875.000 empregos diretos em todo o país, segundo o Ministério da Economia.

Mas o magnata Trump quer recuperar esses empregos em seu país.

Na quinta-feira, o presidente eleito ameaçou a japonesa Toyota com altas tarifas alfandegárias se insistisse em construir no México -e nos Estados Unidos- uma fábrica de automóveis para o mercado americano.

Na terça-feira, fez uma ameaça similar à General Motors, enquanto a Ford anunciou o surpreendente cancelamento de uma nova fábrica no México pelo valor de 1,6 bilhão de dólares, que havia sido criticada por Trump durante sua campanha.

- Acordos de livre comércio -O principal atrativo do México para os investidores estrangeiros são os encargos trabalhistas relativamente baixos, sua proximidade com o mercado dos Estados Unidos e os tratados de livre-comércio que tem com 46 países.

O principal acordo do México é o Nafta, em vigor com os Estados Unidos e o Canadá desde 1994.

Trump, entretanto, quer renegociá-lo e ameaça romper o tratado caso não consiga melhores condições para o seu país.

- Máquina exportadora -O México não tem suas próprias marcas, mas 80% dos veículos estrangeiros que se produzem em seu território está destinado à exportação.

Embora os principais destinos sejam os Estados Unidos (72,2%) e o Canadá (10,5%), o país exporta, no total, para 100 lugares de todo o mundo.

Nos primeiros 11 meses de 2016, a General Motors liderou as exportações do México com 495.790 unidades, seguido da Nissan (464.877), da Fiat Chrysler America (404.160) e da Ford (351.691), segundo a Associação Mexicana da Indústria Automotriz.

A Toyota se encontra em nono lugar, com 124.439 automóveis exportados no mesmo período.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos