Bolsas

Câmbio

Fed: Yellen considera apropriado subir as taxas de juros este mês

Washington, 3 Mar 2017 (AFP) - A presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) Janet Yellen disse nesta sexta-feira que seria apropriado subir as taxas de juros este mês se o emprego e a inflação continuarem de acordo com as expectativas.

Yellen também defendeu o desempenho do Fed em termos de política monetária ao indicar que a entidade não foi descuidada em subir as taxas e sim observou que a recuperação da economia foi lenta e a inflação foi baixa.

"Se o emprego e a inflação continuarem a evoluir conforme nossas expectativas, um novo ajuste das taxas federais será, neste caso, justificado", declarou durante um discurso em Chicago (norte).

Este seria o terceiro aumento desde a eclosão da crise financeira no final de 2008 e o primeiro desde a posse de Donald Trump, em janeiro.

As taxas de juros, que afetam em particular o custo do crédito, operam atualmente em um intervalo entre 0,50% e 0,75%.

De acordo com Yellen, o acirramento da política monetária seria justificado por causa das perspectivas econômicas "encorajadoras" nos Estados Unidos e devido ao enfraquecimento "aparente" dos riscos externos.

Nos últimos dois anos, o Fed suspendeu em várias ocasiões sua normalização monetária frente ao choque do Brexit britânico e as turbulências financeiras da China.

Em seu discurso, Yellen também respondeu àqueles que criticaram o Fed por, segundo eles, esperar muito tempo para encerrar sua política de taxa de juro zero, criada para apoiar a recuperação econômica americana.

"Não vejo nenhum sinal de que o Federal Reserve tardou a agir", declarou.

Durante sua campanha, Donald Trump tinha acusado o Fed de não elevar as taxas, fazendo assim o jogo dos democratas, para não causar turbulências até o fim do duplo mandato de Barack Obama.

No entanto, não reiterou tais críticas desde sua chegada à Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos