Bolsas

Câmbio

Grupos extremistas se apoderam de usina petroleira na Líbia

Bengasi, Líbia, 4 Mar 2017 (AFP) - Vários grupos radicais se apoderaram de uma importante instalação petroleira no nordeste da Líbia.

Os combatentes das Brigadas de Defesa de Benghazi (BDB) chegaram até o aeroporto principal de Ras Lanuf, segundo o coronel Ahmad al Mismari, porta-voz das forças que apoiam as autoridade com sede no leste da Líbia e não reconhecidas pela comunidade internacional.

"Os assaltantes estavam equipados com tanques modernos e um radar para neutralizar nossa força aérea", contou Mismari, acrescentando que a batalha continua.

Mismari é porta-voz das forças dirigidas pelo controvertido marechal Khalifa Haftar, que assumiu o controle de fato das quatro principais petroleiras do país - Zueitina, Brega, Ras Lanuf e Al-Sedra -, que asseguram o essencial das exportações do país.

O governo de união nacional (GNA), instalado em Trípoli e cuja autoridade é questionada por Haftar, afirmou em um comunicado não ter vínculos com a escalada militar que ocorre na região petroleira do leste do país.

A Líbia vive mergulhada no caos desde a queda do regime do ditador Muamar Khadafi em 2011, com duas autoridades rivais que disputam o poder: o GNA em Trípoli e uma autoridade instalada no leste.

Muitas milícias armadas controlam, além disso, vários setores da capital e do país.

bur-rb/bpe/me/ra/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos