Uruguai defende sua produção de carne em meio a escândalo no Brasil
Montevidéu, 22 Mar 2017 (AFP) - O governo do Uruguai passou nesta terça-feira uma "mensagem de tranquilidade" sobre o seu principal produto de exportação, a carne bovina, em meio ao escândalo de carne adulterada que sacode o Brasil.
"O Uruguai é um país que tem acesso a 140 mercados no mundo" e a "mensagem é de tranquilidade", disse em entrevista coletiva o ministro da Agricultura, Tabaré Aguerre.
O país tem um "robusto sistema sanitário e de controle", acrescentou o ministro, recordando que o Uruguai possui um mecanismo de monitoramento da carne desde o nascimento do animal até a venda do produto, o que torna a carne uruguaia reconhecida mundialmente.
"Podemos responder a qualquer problema que possa ocorrer", disse Aguerre, que descarta no momento a proibição genérica da entrada de alimentos produzidos no Brasil, como fizeram outros países.
Consultado sobre se a saída do Brasil de alguns mercados poderá favorecer o Uruguai, Aguerre considerou ser "difícil avaliar".
"Uruguai tem uma posição de prestígio no mercado internacional e, temporariamente, desaparece um concorrente, mas isto necessariamente não aumentará a demanda. Pode ser ou não".
"O Uruguai é um país que tem acesso a 140 mercados no mundo" e a "mensagem é de tranquilidade", disse em entrevista coletiva o ministro da Agricultura, Tabaré Aguerre.
O país tem um "robusto sistema sanitário e de controle", acrescentou o ministro, recordando que o Uruguai possui um mecanismo de monitoramento da carne desde o nascimento do animal até a venda do produto, o que torna a carne uruguaia reconhecida mundialmente.
"Podemos responder a qualquer problema que possa ocorrer", disse Aguerre, que descarta no momento a proibição genérica da entrada de alimentos produzidos no Brasil, como fizeram outros países.
Consultado sobre se a saída do Brasil de alguns mercados poderá favorecer o Uruguai, Aguerre considerou ser "difícil avaliar".
"Uruguai tem uma posição de prestígio no mercado internacional e, temporariamente, desaparece um concorrente, mas isto necessariamente não aumentará a demanda. Pode ser ou não".
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