IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hong Kong reabre mercado à carne brasileira

28/03/2017 12h57

Brasília, 28 Mar 2017 (AFP) - Hong Kong levantou nesta terça-feira o veto total às importações de carne brasileira e o restringiu aos 21 frigoríficos investigados pelo escândalo de carne adulterada, informou o governo brasileiro.

"O Brasil recebeu hoje (28/3), com satisfação, a notícia de que Hong Kong reabriu o mercado para as carnes brasileiras. Com essa medida, todos os grandes mercados para exportações de carnes brasileiras encontram-se novamente reabertos", declarou o Palácio do Planalto.

A região autônoma chinesa é o maior comprador de carne bovina brasileira, com uma importação de 718 milhões de dólares em 2016, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). As exportações totais de carne brasileira ao território (bovina, aviária, de porco, etc) superaram no ano passado os 1,3 bilhão de dólares.

A indústria da carne no Brasil foi envolvida em um escândalo com a deflagração no dia 17 de março pela Polícia Federal (PF) da Operação Carne Fraca, que denunciou mudança de rótulos e o uso de ácidos e substâncias supostamente cancerígenas para maquiar cortes vencidos ou em mal estado.

Desde então, mais de 20 mercados fecharam total ou parcialmente suas portas ou intensificaram seus controles, entre eles os de Hong Kong, China e Chile, três locais chave para um setor que emprega mais de 6 milhões de pessoas e que gerou 13 bilhões de dólares no ano passado.

Mas no fim de semana passado os bloqueios começaram a ser levantados.

China, Chile e Egito anunciaram o fim do bloqueio total e o restringiram aos 21 frigoríficos investigados.

De acordo com a PF, os inspetores sanitários eram subornados pelos frigoríficos para autorizar a venda de carne não apta para o consumo humano.

O caso foi criticado pelo governo brasileiro, afundado na recessão e em uma crise política profunda pelas constantes acusações de corrupção no mais alto nível.

O comissário europeu de Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, convocou na segunda-feira o Brasil a restabelecer a confiança dos mercados após o escândalo.

Andriukaitis se reuniu nesta terça-feira em Brasília com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para avaliar as medidas adotadas pelo Brasil.

A União Europeia (UE) informou que não receberá carne dos frigoríficos investigados.