Adeus ao pai da náutica moderna, Carlo Riva
Roma, 11 Abr 2017 (AFP) - O pai da náutica moderna, o italiano Carlo Riva, designer de iates de luxo, famoso nos anos 1950 e 1960, morreu nesta segunda-feira aos 95 anos, informou sua família.
Conhecido por ser um dos protagonistas da "dolce vita" à italiana, por seus iates e embarcações belíssimas, foi um pioneiro da náutica graças à fábrica fundada pela sua família no século XIX.
O "mago" da náutica, como costumava ser chamado, transformou o conceito de barco em obras de arte destinadas a reis, princesas, xeques, celebridades e bilionários.
Proprietário e designer do monomotor "Ariston", famoso por sua cabine com dois bancos, e do bimotor "Aquarama", ainda mais potente, Riva representava a genialidade italiana, assim como Enzo Ferrari, criador da legendária marca automotora, seu amigo já falecido.
A imprensa italiana prestou homenagem ao engenheiro e símbolo do "design made in Itália", que morreu em sua casa em Sarnico, no lago de Iseo (norte da Itália), onde a empresa Riva chegou a fabricar embarcações de luxo em fibra de vidro.
"Adeus a Riva, sinônimo da Dolce Vita"; "Adeus ao rei do mar que construiu o mito de estrelas e atores", noticiou nesta terça-feira a imprensa.
Seus iates foram um símbolo de status social e foram escolhidos por celebridades como Brigitte Bardot, Sophia Loren, Liz Taylor, Sean Connery e Richard Burton, entre outros.
Em 2005, o príncipe de Mônaco, Alberto II, lhe outorgou o título de "Personalidade do Mar".
O estaleiro da família em Sarnico e a famosa marca foram vendidos nos anos 1970 nos Estados Unidos ao banco de investimentos Whittaker, que por sua vez os vendeu à Rolls Royce em 1990, e esta à empresa italiana Ferretti, dez anos mais tarde.
O patriarca italiano se concentrou depois na comercialização e oferta de serviços, a partir do porto esportivo de Rapallo (perto de Gênova) com sua filha Maria Pia, enquanto que sua outra filha, Leah, se tornou a principal distribuidora de iates na Riviera francesa com base em Mônaco, Cannes e Saint-Tropez.
A família Riva se encarrega também da recuperação e restauração de alguns dos 3.000 velhos barcos de madeira que ainda existem no mundo.
Conhecido por ser um dos protagonistas da "dolce vita" à italiana, por seus iates e embarcações belíssimas, foi um pioneiro da náutica graças à fábrica fundada pela sua família no século XIX.
O "mago" da náutica, como costumava ser chamado, transformou o conceito de barco em obras de arte destinadas a reis, princesas, xeques, celebridades e bilionários.
Proprietário e designer do monomotor "Ariston", famoso por sua cabine com dois bancos, e do bimotor "Aquarama", ainda mais potente, Riva representava a genialidade italiana, assim como Enzo Ferrari, criador da legendária marca automotora, seu amigo já falecido.
A imprensa italiana prestou homenagem ao engenheiro e símbolo do "design made in Itália", que morreu em sua casa em Sarnico, no lago de Iseo (norte da Itália), onde a empresa Riva chegou a fabricar embarcações de luxo em fibra de vidro.
"Adeus a Riva, sinônimo da Dolce Vita"; "Adeus ao rei do mar que construiu o mito de estrelas e atores", noticiou nesta terça-feira a imprensa.
Seus iates foram um símbolo de status social e foram escolhidos por celebridades como Brigitte Bardot, Sophia Loren, Liz Taylor, Sean Connery e Richard Burton, entre outros.
Em 2005, o príncipe de Mônaco, Alberto II, lhe outorgou o título de "Personalidade do Mar".
O estaleiro da família em Sarnico e a famosa marca foram vendidos nos anos 1970 nos Estados Unidos ao banco de investimentos Whittaker, que por sua vez os vendeu à Rolls Royce em 1990, e esta à empresa italiana Ferretti, dez anos mais tarde.
O patriarca italiano se concentrou depois na comercialização e oferta de serviços, a partir do porto esportivo de Rapallo (perto de Gênova) com sua filha Maria Pia, enquanto que sua outra filha, Leah, se tornou a principal distribuidora de iates na Riviera francesa com base em Mônaco, Cannes e Saint-Tropez.
A família Riva se encarrega também da recuperação e restauração de alguns dos 3.000 velhos barcos de madeira que ainda existem no mundo.
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